Primeiro Encontro do JUG Vale reúne mais de 130 pessoas

Entre veteranos do universo Java e pessoas novas querendo fazer parte da expedição para exploração dessa tecnologia com infinitos mundos, o Primeiro Encontro do JUG Vale reuniu mais de 130 pessoas e foi um sucesso total. Pessoas de diversas cidades da região como Taubaté, Jacareí, Caçapava e São José dos Campos compareceram. Gostaria muito de agradecer o professor Arakaki que agiu como intermediário com a Unesp que cedeu um espaço legal e acessível para o evento (no centro de São José dos Campos)

Após a entrada e recolhimento dos alimentos, a primeira e rápida apresentação foi sobre o JUG, por que criá-lo e os planos para o futuro. É fato que nossa região contém muitos nomes Java, mas o que poucos sabem é o absurdo número de gente começando na tecnologia e sedenta por conhecimento e é esse o maior motivo da existência do nosso grupo, reunir experiente e interessados na tecnologia e realizar eventos abertos a todos para que haja o aprendizado da tecnologia.

Em seguida tivemos a apresentação do Paulo Luan e do Pedro Henrique falando sobre como começar com o Android. Eles primeiro motivaram os presentes a se envolver com o sistema para celulares que mais cresce no mundo e em seguida apresentaram os conceitos básicos acompanhado de uma demonstração ao vivo!

Enquanto preparávamos o café, a Gláucia da Season apresentou a empresa de treinamentos e mostrou bastante disposição para contribuir com futuros encontros do JUG com mini-cursos e apresentações.

 Então foi a hora do coffee gentilmente organizado e mantido pelo pessoal da Simova e por Fabio Calegari. Gostaria de agradecer mais uma vez eles pelo feito. A própria empresa se voluntariou a cuidar de todos os detalhes e não estamos falando de um cafézinho não. Foi um café da manhã servido e variado, todos que conversei elogiaram e se impressionaram com o café. Lembrando que o participante do evento não teve nenhum custo graças aos patrocinadores do evento.

Após o coffee, foi a vez do professor Fernando Masanori falar sobre o tópico quentíssimo NoSQL com o Cassandra. A apresentação foi bem humorada e pudemos aprender bastante sobre essa tecnologia que está mudando a forma que armazenamos dados atualmente. O Cassandra é feito no bom e velho Java e já existem muitos recursos para usá-lo nessa plataforma, então foi um tema que agregou bastante a todos. A apresentação ainda contou com demonstração ao vivo de uso do Cassandra.


Colado com essa apresentação, William Antônio falou sobre a criação de REST Web Services com Java. Foram apresentados os WEB Services tradicionais e por que REST tem ganhado espaço e qual a abordagem proposta por essa arquitetura. Após falar de uma implementação REST famosa (RESTEasy), o apresentador mostrou um pouco de uma API que usa as tecnologias apresentadas.

Espaço para mais uma pausa para água e banheiro e logo em seguida sorteamos 4 revistas Java Magazine e um livro sobre REST.

Fechando com chave de ouro tivemos o Rogério Peres falando da plataforma Java e de sua experiência com o JUG anterior, o qual ele era um dos fundadores. O antigo grupo de usuários Java contava com nomes muito conhecidos e muitos dessas pessoas fazem parte do JUG de novo. O Rogério falou da motivação para aprender Java e foi sincero ao expôr as desvantagens da plataforma, sendo que ele caracterizou como pior a curva de aprendizado. Por fim ele demonstrou alguns códigos básicos para quem quer começar a mexer com Java. A apresentação foi bastante interessante no ponto de mostrar curiosidades pequenas do Java que muita genta ainda não sabe mesmo mexendo com a plataforma a anos e também serviu para aqueles que nunca tiveram um contato com a tecnologia!

Fechamos a manhã com mais sorteios de itens. O Rogério, representando a Super Pay, levou dois roteadores e malas de notebook. Muitas pessoas ficaram bastante ansiosas pelos prêmios e infelizmente alguns sorteados já não estavam mais presentes, sorte de quem ainda estava lá 🙂 A Season também sorteou alguns itens e a MundoJ também disponibilizou duas assinaturas para sorteio graças ao Eduardo Guerra.

Por fim trocamos bastante idéias no final e muitas pessoas se voluntariam a ajudar em futuros eventos. Muitos professores e muitos alunos da FATEC de São José dos Campos estavam presentes no evento, assim também como alunos do ITA, ETEC, entre outros.

O evento foi um sucesso total! Infelizmente como foi tudo tão rápido (O JUG foi criado em fevereiro), muitas idéias não puderam ser colocadas em práticas, mas iremos trabalhar nisso em eventos futuros. Fica agora o sentimento de missão cumprida, pois conseguimos fazer exatamente o que propomos: Unir os usuários Java de todos os níveis e quem quer entrar nesse universo, empresas, instituições.

OBS: Em breve mais fotos e as apresentações

Anúncios

4 comentários sobre “Primeiro Encontro do JUG Vale reúne mais de 130 pessoas

  1. Foi realmente um grande iniciativa, por eu ter participado do 1o JUG de São José dos Campos (com o Professor Rafael, Rogério e o Guerra), uma lição que aprendemos é que precisamos criar recursos e ferramentas para que sempre possamos estar trocando informações e idéias. Tinhamos criado um servidor, porém era pago e tinhamos alguns problemas, então usar o Google Groups foi uma boa idéia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s