Confira as apresentações que aconteceram no JUG 12

O nosso 12º foi um sucesso, confira o que aconteceu neste post.

A primeira apresentação foi do William Antônio que fez a apresentação mais básica do evento falando sobre debugging, veja a descrição da palestra abaixo.

Vamos debugar aplicações Java. Aplicações pequenos, como um hello world. Aplicações grandes como um servidor de aplicação. Vamos pra dentro da JVM. Não consegue debugar? Vamos injetar código em aplicações rodando em produção. Tudo isso em aproximadamente 20 minutos de palestra.

Logo em seguida o Tony Lâmpada falou sobre front-end com Vue.js.

Nesta palestra vou mostrar como venho usando e reusando uma arquitetura/fluxo de trabalho extremamente produtivo com Django no backend e Vue.js no front. E vou passar todos os bizus de como vc pode fazer o mesmo.

Ao voltar do coffee tivemos a palestra do Pedro HOS sobre segurança com KeyCloak.

Na palestra vou mostrar como é fácil adicionar segurança em sua aplicação de maneira bem simples utilizando o keycloak (http://www.keycloak.org/) um produto mantido pela Red Hat e o Wildfly Swarm =).

Em seguida sobre REST e boas práticas do Cleber Lopes Campomori.

Quantas vezes já ouvimos falar (ou até nós mesmos falamos) que alguém criou uma API REST somente pelo fato de esta entregar um JSON? Esse é um equívoco bem comum… Porém, é necessário saber que na verdade a utilização do REST não tem nenhuma relação direta com o JSON! Chegou a hora de discutirmos o que é afinal o tal do REST, a relação deste com o JSON e também falarei um pouco sobre a famigerada batalha XML x JSON. Vamos também conversar um pouco sobre o protocolo HTTP e verificar o quão importante é entender como ele funciona.

Logo em seguida tivemos então a apresentação do Itamar Rocha falando sobre DevOps na prática.

Vamos demonstrar na prática como configurar um “pipeline” de entrega contínua com uma api REST utilizando Docker, e os testes unitários e funcionais automatizados desta api e sua publicação na cloud e nuvem.

E fechamos com o Renato Puccini apresentando a orquestração de Containers utilizando o Openshift, uma aprensetação com exemplos e sem slides.

É isso pessoal, aguardamos vocês no próximo evento que deve acontecer em breve e com foco em iniciantes!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s