Como foi o JUG 14? SPOILER: SHOW!

Aconteceu sábado passado, dia 14 de setembro de 2019, o 14º encontro do JUG Vale e nesse post vamos fazer um pequeno resumo do que aconteceu.

Essa edição mobilizou aproximadamente 80 pessoas, sendo que mais de 50 participantes marcaram presença, concorreram a prêmios e irão, em breve, receber um link para os seus certificados.

Começamos as 8:10 com a  abertura feita pelos organizadores do JUG Vale, Pedro e William, onde foi falado sobre o evento e conhecemos um pouco mais os participantes. Para nossa surpresa, mais uma vez, a quantidade de novos participantes superou os que já conheciam o JUG. Já tivemos no JUG mais de 700 participantes únicos e esse número só cresce! Coletamos cerca de 3 cestas básicas em alimentos e notamos que a participação das pessoas foi bastante intensa nas palestras.

Em seguida tivemos a imprescindível apresentação do Pedro Cavalero, que mostrou o caminho das pedras para se tornar um desenvolvedor Java com valiosas dicas! Coladinho com a palestra do Pedro, o pessoal da Season Treinamentos ofereceu descontos e todos os participantes!

IMG_20190914_084459840.jpg

Na próxima palestra o João Victor Pereira Santos trouxe sua experiência com aplicações mobile híbridas para celulares, compartilhou sua experência e também deu bastante dicas de carreira.

IMG_20190914_093441208.jpg

 

Nosso patrocinador Guichê Virtual fez a apresentação seguinte com o Rodrigo Barbosa falando da história da empresa, tecnologias utilizadas e dicas imprescindíveis para quem buscar seu primeiro emprego ou recolocação no mercado!IMG_20190914_101646751.jpg

Os participantes tinham chegado cedo e foi hora de pararmos para um coffee, que foi patrocinado pela GSW Tecnologias.

Na volta foi a vez da Ana Beatriz Salvina Neri fazer uma ótima apresentação sobre o funcionamento interno da JVM e mostrando como o código Java é traduzido para bytecodes.

IMG_20190914_110552657.jpg

Fechando as palestras da manhã o Cleber Lopes Campomori falou sobre Kotlin. Com muito bom humor, Cleber mostrou como Kotlin é uma linguagem funcional e trata muitos aspectos verbosos da linguagem Java.

IMG_20190914_123246764.jpg

Em seguida tivemos a O Marcell da Exedio divulgando vagas e dando detalhes do processo seletivo da Empresa e deixando itens para sorteio. Falando em sorteios, nesse momento os participantes tiveram a chance de ganhar kits da Guichê Virtual, camisetes do JUG e os kits da Exedio.

Paramos para o almoço e retornamos com a apresentação da Bruna Souza e do Jether Rodrigues, falando sobre microserviços com Spring Boot. Houve uma ótima introdução dos conceitos dessa área e também muitas ferramentas Spring foram apresentadas.IMG_20190914_135116832.jpg

Continuamos com Ricardo Martinelli falando sobre o JBoss Developers, que enviou dezenas de livros para sorteamos. Em seguida foi a vez de William Antônio Siqueira falar de uma outra alternativa para construir microserviços usando Quarkus. Foi mostrada ótima performance das aplicações Quarkus e como o desenvolvimento Java fica muito mais fácil e prazeroso com essa plataforma.

IMG-20190915-WA0009.jpg

Fechando o assunto de microserviços tivemos a palestra do Pedro Henrique de Oliveira Silva clarificando o campo de segurança em microserviços usando Keycloak.

 

IMG_20190914_154610555.jpg

Seguimos com o segundo coffee do dia oferecido pela Guichê Virtual. Na volta tivemos uma das palestras mais Java Core, do Giovanni Liberato, que falou de refactoring usando as APIs introduzidas no Java 8 (lambda, streams, Optional, etc).

IMG_20190914_165340393.jpg

Saindo um pouquinho do mundo Java tivemos então a palestra do Giuliano Bertoti, falando sobre Deep Learning e deixando todo mundo impressionado com as possibilidades dessa tecnologia.

IMG_20190914_172159490.jpg

Fechamos o evento com o Marco Ferreira, falando sobre contribuições Open Source, os projetos que aceitam contribuição e como contribuir. Muito importante para quem está iniciando no mercado, que quer aprimorar suas habilidades de desenvolvimento, ou simplesmente por ideologia!

IMG_20190914_175846164.jpg

Fechamos o evento com dezenas de sorteios de livros e outros itens! No final do evento ainda tínhamos mais de 40 pessoas presentes, foram horas de palestras e networking, as pessoas ficaram no evento continuamente e ativamente participando das palestras.

Os alimentos foram doados para a Casa de Repouso Vó Laura, feita pelo Reinaldo Arakaki, em nome da FATEC de São José dos Campos representando o JUG Vale!

IMG-20190916-WA0000.jpg

Link para os slides das palestras

Java: O caminho das pedras!
Desenvolvimento mobile híbrido aplicado na prática

JVM por debaixo dos panos
Kotlin: a revolução na JVM – Somente código

Introdução a microserviços com Spring Cloud
Microserviços nativos supersônicos com Quarkus
Adicionando a camada de segurança em microserviços com Keycloak

Refatorando com a API funcional do JavaCódigo
Deep Learning: O estado da arte da Inteligência Artificial – Código
O caminho para a sua primeira contribuição open source

Foi isso pessoal, aguardamos vocês até o JUG 15!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s